terça-feira, 1 de março de 2011

Musicoterapia

Atualmente, existem vários gêneros musicais. Variam de acordo com o estilo da pessoa; do Clássico ao Heavy Metal ou da Bossa Nova ao Sertanejo.
Grande parte da sociedade acredita que a música é apenas mais uma arte, porém ela tem sido muito importante no decorrer dos últimos anos, auxiliando em tratamentos psicológicos e emocionais, é a chamada Musicoterapia.
A Musicoterapia procura desenvolver o lado psicológico e emocional ; mas também tem por objetivo facilitar e promover a comunicação, mobilização e expressão de pessoas com deficiência mental, gestantes, idosos, entre outros.
Uma sessão de musicoterapia é coordenada por um profissional que interage com seus pacientes, na tentativa de melhorar suas dificuldades, através da música, utilizando instrumentos, cantando e dançando.
Esse tratamento é utilizado com frequência para pacientes com dores crônicas e stress pós traumático, acredita-se que, havendo essa interação médico-paciente, o tratamento apresente resultados positivos e a interpretação do problema venha a ser mais fácil.
No entanto, muitas pessoas ainda desconhecem esse tratamento e consideram a música uma fonte de entretenimento, sem grandes benefícios.
A música é mais que uma arte; como arte, é a maneira de expressar a linguagem da alma ou uma época marcante; como terapia é uma forma de tratamento capaz de ajudar pessoas com deficiência que buscam superar sua dificuldades e se relacionar melhor na sociedade em que vivem.
 
 
 
 
Por: Amanda, Carolina e Mayara  
 
 
 


Um comentário: